A equipe do INATOS participou no dia 12 de Junho do evento “Criança não deve trabalhar, infância é para sonhar”, em referência à campanha mundial contra o trabalho infantil. A comemoração ocorreu no auditório do Museu do Amanhã, no Centro do Rio de Janeiro e contou com a participação de representantes de várias organizações públicas e privadas, entre elas a OIT (Organização Internacional do Trabalho), o FEPETI (Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil), o FNPETI (Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil), o FNAP (Fórum Nacional de Aprendizagem), o MPT (Ministério Público do Trabalho), a SMASDH (Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos), o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o
Jovem Patrick, que encantou o público com seu protagonismo e discurso eloquente em defesa dos direitos das crianças e adolescentes, entre outros convidados.
O evento, que acontece anualmente tem por objetivo alertar a sociedade sobre os sérios danos que o trabalho infantil traz para crianças e adolescentes, tanto no presente como no futuro. Crianças e adolescentes que trabalham ficam submetidos a vários riscos, doenças, abusos, morte e abandono escolar.
Além das plenárias o evento contou com apresentações culturais que demonstraram as potencialidades e os talentos artísticos de crianças e jovens moradoras de comunidades pobres do Rio de Janeiro.