Histórico

Nossa História

1983 - Ano de nossa fundação
Anna Marcondes Faria
Anna Marcondes Faria

O Instituto Nacional de Assistência, Trabalho, Oportunidades e Saúde – INATOS, fundado em 19/07/1983, foi criado através de um movimento comunitário, tendo a frente a Sra. Anna Marcondes Faria, líder comunitária, que até hoje é referência na defesa dos direitos, tendo como foco a emancipação feminina e o empoderamento das famílias na busca de melhores condições sociais e de acesso a serviços públicos dentro da comunidade.

A instituição criou um elo muito forte com o território por ter sido oriunda deste processo social. A articulação da instituição com a comunidade sempre foi muito ativa e passa pela liderança efetiva de sua fundadora, que exerce papel de grande influência na comunidade. A legitimidade da instituição permite que seja uma referência dentro e fora do território. Os diversos atores sociais da região sempre buscam apoio do INATOS para a realização de vários tipos de atividades em benefício da população local. O Posto de saúde, o Cras de referência, as escolas públicas, os grupos informais de moradores buscam na organização um parceiro para a realização de seus projetos, demonstrando uma articulação ativa territorial.

O INATOS tem como prática a realização de grupos de discussão e Fóruns com as famílias, lideranças comunitárias e demais moradores buscando contribuir com propostas de melhoria para a comunidade. O objetivo é favorecer o empoderamento social por parte dos moradores de forma que os mesmos possam pensar e praticar ações em prol da comunidade onde residem.