O INATOS é uma organização social qualificada para a gestão administrativa e social de equipamentos públicos e privados que atendem idosos de ambos os sexos em situação de abrigamento, devido à extrema pobreza, ao abandono, aos maus tratos ou por demais violações de direitos. A proposta se baseia fundamentalmente em atender as necessidades do indivíduo no campo da assistência social, visando a reinserção familiar e comunitária exitosas, garantindo desta forma a proteção, o bem-estar físico e mental, a emancipação e a qualidade de vida da população idosa.
Ao longo de seus anos de atuação, em prol da garantia de direitos e da qualidade de vida da população idosa, o INATOS tem experiência na gestão de equipamentos públicos da prefeitura do Rio de Janeiro, tais como: Rio Acolhedor (atendimento para idosos e famílias) e Casa do Catete atendia também a população idosa, porém atualmente recebe apenas adolescentes), além da atuação direta com esse público, através do atendimento em projetos institucionais próprios e em Vilas Olímpicas.
Desde abril de 2020 a instituição, através de termo de colaboração, atua na Cogestão de dois equipamentos da Fundação Leão XIII, situados na Zona Oeste do Rio de Janeiro: Centro de Reinserção Social Campo Grande e Vila Residencial dos Idosos de Sepetiba. Através de uma equipe multidisciplinar, em parceria com a Rede Socioassistencial, a instituição realiza atendimento integral, proteção da alta complexidade, na modalidade Abrigo Institucional em caráter excepcional e provisório para pessoas idosas, com 60 anos ou mais, de ambos os sexos, independentes ou com grau de dependência até II.
O INATOS é uma organização social qualificada para a gestão administrativa e esportiva de equipamentos públicos e privados, que atendem comunidades socioeconomicamente desfavorecidas, visando a oferta de atividades de iniciação esportiva, esportivas e desportivas para crianças, adolescentes, jovens, adultos, idosos e pessoas com deficiência, promovendo a inclusão social, a qualidade de vida e o desenvolvimento integral dos cidadãos.
A Gestão de equipamentos esportivos está focada nos valores emocionais e educacionais capazes de serem mobilizados pelo esporte. O INATOS busca minimizar as diferenças sociais atuando em áreas conflagradas pela violência, que influencia diretamente na diminuição da autoestima, de forma a tornar este indivíduo, excluído e não participativo. Desta forma utiliza em sua estratégia de atuação instrumentos e ações que promovam o resgate da autoestima, agregando valores e possibilitando maior abrangência social.
Em sua trajetória o INATOS já realizou a gestão de vários equipamentos públicos como: Vila Olímpica Arthur da Távola (Vila Isabel), Cidade das Crianças Leonel Brizola (Santa Cruz), Vila Olímpica Félix Mielle Venerando (Honório Gurgel), Vila Olímpica Jornalista Ari de Carvalho (Vila Kenedy) e Centro Esportivo Miécimo da Silva (Campo Grande).
Atualmente realiza a gestão do equipamento Vila Olímpica Mestre André, no bairro de Padre Miguel, Zona Oeste do Rio de Janeiro.
O INATOS é uma organização social qualificada para a prestação de serviços de apoio operacional de profissionais de diversas áreas. O principal objetivo desta atuação é possibilitar que pessoas com baixa escolaridade e pouca qualificação profissional tenham acesso a ações de promoção social e formação continuada, através de capacitações em serviço. A gestão de pessoas do INATOS procura garantir a humanização no atendimento, qualidade e eficiência do serviço, maior estabilidade no emprego e crescimento profissional.
Nossas capacitações em serviço são realizadas regularmente atendendo uma pauta de necessidade específica para cada ação, de maneira a manter a qualidade no atendimento, através da troca de conhecimentos, de novos aprendizados para as equipes e fortalecimento do potencial dos profissionais de cada projeto institucional. Os anos de experiência e a necessidade de atender um público mais amplo nos fez optar por disponibilizar e replicar toda a expertise e “know how” institucional através de prestação de serviço em cogestão com a Prefeitura do Rio de Janeiro.
O INATOS é uma organização social qualificada para a gestão, operacionalização e execução de Serviços de Saúde, visando a oferta de atendimento humanizado e de qualidade para a população do Estado do Rio de Janeiro.
O foco de atendimento está na prestação gratuita e universal dos serviços de atenção à saúde aos usuários, no âmbito do SUS.
A gestão do equipamento de saúde está centrada na qualidade e eficiência dos serviços prestados aos usuários, com atenção acolhedora, resolutiva e humanizada, com seus recursos humanos e técnicos e oferecendo, segundo o grau de complexidade de assistência requerida e sua capacidade operacional, os serviços de saúde adequados. A execução destes serviços é frequentemente avaliada para melhor atendimento aos pacientes, bem como a otimização dos recursos empregados neste tipo de assistência.
O INATOS em sua trajetória realizou a gestão do Hospital JOCA, em Belford Roxo.